Ostar 2017

A primeira regata OSTAR efectuou-se em 1960 e a mais recente em 2013.
Com a sua participação na 15ª Regata Ostar, Ricardo Diniz torna-se o primeiro Português de sempre a marcar presença nesta prestigiada competição a solo, que unirá Plymouth (Inglaterra) a Newport, Rhode Island (EUA). A largada está marcada para 29 de Maio. Na véspera será assinalado o regresso a Plymouth de Sir Francis Chichester, no termo da sua 1ª Volta ao Mundo à Vela a solo.
Sir Francis Chichester serviu de inspiração ao Ricardo, quando ainda criança e com apenas oito anos de idade, observou bem de perto o “Gipsy Moth IV”, em doca seca em Greenwich (arredores de Londres). Ao aperceber-se do feito de Sir Francis, Ricardo mostrou-se determinado em igualar a façanha do consagrado velejador Britânico.
Ricardo Diniz tem uma vasta experiência de vida ligada ao Mar. Estudou Ciência Ambiental Marítima em Inglaterra e o seu currículo sublinha, designadamente, que comandou barcos nas Caraíbas; efectuou a ligação Lisboa-Dakar ao mesmo tempo que o mítico rally; circum-navegou a Zona Económica Exclusiva de Portugal (20 vezes maior que a parte terrestre). Em 2014 – e sempre sozinho à vela – ligou Lisboa a Salvador da Bahia, no âmbito do Mundial de Futebol.
Ao todo, Ricardo Diniz já velejou o equivalente a mais de três voltas ao mundo, com mais de 100.000 milhas percorridas.
Agora o Ricardo prepara-se para velejar na OSTAR, aos comandos do “TAYLOR 325”.