Mensagem do Ricardo

Novembro 21, 2017

Mensagem do Ricardo, esta manhã, cerca das 08:30

Novembro 14, 2017

Que tarde maravilhosa para velejar que estava ontem em Lisboa. O Rio Tejo estava mesmo bonito e a partir de Belém tive vento sempre a aumentar até que um pouco a sul de Cascais já tinha 22 a 27 nós. Condições perfeitas para avançar para sul. O mar ficou bastante confuso frente ao Cabo Espichel mas o piloto automático está 100% e aguentou bem. Alivio 🙂 O vento foi acalmando gradualmente durante a noite a partir das 3am em especial e dormi bastante, embora nunca mais que 20mins de cada vez. A noite estava brilhante com tantas estrelas! A lua está pequenina e ilumina pouco. Passei por muitos navios na sua autoestrada marítima entre Sagres e Berlengas.

Tenho um catamaran perto desde as 4am. Pelo rumo dele parece que vai para a Madeira. É sempre um bom destino. Beijinhos para a Madeira e Porto Santo! Boas memórias 🙂 Ao nascer do sol coloquei mais vela e mudei o rumo de sudoeste mais para sul. O vento deve cair bastante, mais para oeste, e por isso estou a ir até à costa de Marrocos onde deverá haver um pouco de vento nos próximos dias. Até podia parar em Marrocos e juntar-me à turma de bodysurf que vai lá competir no Europeu este fim de semana! O ano passado foi uma aventura mesmo boa e eu fiquei em terceiro lugar, o que me deixou muito feliz. Força Tugas!

Desejo-vos boas ondas e transmitam um grande abraço meu aos nossos amigos de Marrocos. A gatinha Índia está aqui serena deitada no meu peito. É tão pequenina ainda. De noite é preciso ter cuidado para não a pisar. Ela facilmente se confunde com a cortiça que temos no chão do veleiro. Desejo um dia feliz para todos. Obrigado por estarem desse lado. Estamos juntos em Fé, Paz e Amor.

Ricardo de novo a caminho de Salvador da Bahia

Novembro 13, 2017

Ricardo Diniz deixou Lisboa ao início da tarde de hoje, depois de ter resolvido os problemas que surgiram após a largada de Peniche, no sábado passado.
Evidenciando boa disposição – e com a gatinha ‘Índia´a mostrar-se sempre muito brincalhona -, Ricardo passou entre o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém por volta das 14:00 horas, aos comandos do seu veleiro. Numa zona sempre repleta de turistas, foram muitos os que aproveitaram para fazer fotos ou vídeos, à medida que o barco seguia o seu rumo, em mais um dia cheio de sol e céu azul.
Numa mensagem veiculada pouco antes das nove da noite para a sua Equipa em terra, o navegador solitário mostrou-se “feliz com as condições neste primeiro dia”.

O dia todo de volta de manuais e programações.

Novembro 12, 2017

O dia todo de volta de manuais e programações. Muitos telefonemas com o meu team em Inglaterra. Uma breve voltinha pelo Tejo em afinações finais. O piloto automático parece estar a funcionar. Mas só vai ser possivel confirmar isso a sério uma vez no mar com ondas e mais vento. Mas sinto que está resolvido. Muito feliz por poder voltar para o Mar. Yes!

Olá! Boa noite!

Novembro 11, 2017

Olá! Boa noite! Muito obrigado a todas as pessoas que estiveram em Peniche na nossa partida esta manhã para me desejarem boa viagem! E assim foi, neste primeiro dia, mesmo que o piloto automático tenha avariado… Mesmo assim, tive um dia absolutamente fantástico de Mar e vela, com direito a golfinhos junto ao Cabo da Roca. Com a falha do piloto fui obrigado a vir sempre ao leme entre Peniche e Lisboa. Bom treino Este veleiro tem quase 20 metros e pesa 12.5 toneladas. É potente e veloz. É com muita facilidade que algo pode correr mal e perdermos o controlo. Mas felizmente conheço bem esta máquina e as águas por onde navegámos e por isso correu tudo muito bem e diverti-me imenso, embora um pouco irritado com o piloto automático como poderão ver neste vídeo Já íamos tão bem lançados nesta janela meteorológica quase perfeita! Agora há que resolver esta questão técnica e seguir viagem. Embora moído, chegámos bem a Lisboa, ainda com os últimos momentos da maré a encher, o que ajudou. De resto, tudo se alinha e até desafios como hoje fazem parte do caminho. Está tudo certo 
Estamos juntos, nesta Missão de Portugal ao Brasil com Fátima no coração 

 

https://www.facebook.com/ricardodinizportugal/?hc_ref=ARQs3srxKH5dPqS_HcaFoEQRLZEwrl5GpTxyIo3RX3WQGD_F6lrLn3lpr39RH8U_C-s&pnref=story

Eram 11:03 deste sábado 11

Novembro 11, 2017
Eram 11:03 deste sábado 11, com uma bela manhã de sol,  quando o navegador solitário,  Ricardo Diniz, deixou Peniche com destino a Salvador da Bahia . A bordo está uma imagem de Nossa Senhora de Fátima,  que será entregue ao Arcebispo D. Murilo.
A viagem deverá durar cerca de um mês.
Bons ventos, Ricardo, que Deus e Nossa Senhora te protejam!!

Um dia lindo e inesquecível. Não tenho palavras para agradecer.

Novembro 5, 2017

O dia começou com um aperto no peito. Às três da manhã… Dificilmente iria conseguir dormir mais. Mas ainda tentei. É dia de ir para o Mar e isso nunca será natural para mim. As despedidas. As saudades. O risco.

Durante a noite, enquanto dormia, senti o vento a aumentar contra as janelas e nas folhas das árvores. Eu já sabia que hoje iria estar bastante vento. Mas tanto? Rebolei na cama até às 7am. Finalmente levantei-me. Metódicamente cumpri cada etapa da manhã. Não me podia esquecer de nada. Segui para Peniche para um dos momentos mais bonitos da minha vida. E para navegar para o Brasil, à vela, sozinho.

A missa das 11am, na Igreja de São Pedro, foi celebrada pelo Prior de Peniche, o Padre Diogo. No primeiro Domingo do mês a Missa é dedicada às crianças e foi maravilhoso ver a sua alegria enquanto cantavam. Por diversas vezes, o Padre Diogo mencionou que hoje também dedicava esta Missa ao sucesso da minha viagem rumo ao Brasil. Senti-me grato e reconfortado por isso. No final da Missa chamou-me para junto dele, para receber a Imagem da Nossa Senhora, a mesma que transportei a pé de Fátima até Peniche. De repente, centenas de pessoas de pé, começaram a bater palmas. Entre caras amigas de pessoas que não conheço, vi muitas lágrimas. Neste instante também comecei a chorar e as lágrimas não pararam durante muito tempo. Saí da Igreja pelo meio da multidão e o Padre Diogo pediu-me para permanecer à porta até que todos saissem. Foram muitas as pessoas me deram um beijo, um abraço e me desejaram boa viagem. Entre muitas lágrimas e palavras de Fé, Paz e Amor, juntos caminhámos até ao nosso veleiro. Olho para trás, imaginando cerca de 20 ou 30 pessoas. Mas não. Eram mais de 100! Uma alegria imensa no meu coração. Já na marina recebemos dos fiéis dezenas de flores brancas que foram colocadas no veleiro. De repente tudo estava a ser cumprido como sonhei. Mas nesta terra de ondas, pesca e muito Mar, as pessoas perecebem de ventos e marés e não tardou até que muitos locais, incluíndo o Padre Diogo, questionassem se seria seguiro eu partir hoje para o Brasil. O mar estava muito bonito, afectado pelo vento forte. As ondas nem estavam muito grandes mas o vento estava realmente muito forte. Embora da direcção certa para rumar a sul, o vento estava tão forte que nem era possível sair com o barco do pontão onde estava amarrado! Dediquei algum tempo a estudar a meteorologia com a minha equipa. Hoje até podia aproveitar o vento forte para rumar a sul rapidamente, e sentia-me confiante em fazê-lo. Mas daqui a uns dias o mar vai estar enorme, precisamente onde estariamos se partisse hoje. E assim, tomámos a decisão de ficar em terra mais uns dias. Ao contrário de outros projectos, esta Missão não tem pressa de chegar. Apenas queremos chegar bem. Embora inicialmente triste e frustrado por não partir, decidi focar nos momentos bons e inesquecíveis que hoje vivemos e na imensa gratidão que sinto por todo o apoio e carinho que hoje senti. Muito obrigado a todos. Muito obrigado Peniche! Estamos juntos!

Horário previsto para os eventos deste Domingo.

Novembro 4, 2017

O navegador solitário, Ricardo Diniz, parte este domingo, 5 de Novembro, de Peniche até Salvador da Bahia. A viagem será efectuada no barco à vela do Ricardo, que se encontra na Marina de Peniche.

De acordo com o previsto, o horário dos eventos é o seguinte:

11:00 – Missa na Igreja de São Pedro, celebrada pelo Prior de Peniche, Padre Diogo Correia.

12:00 – Ricardo Diniz recebe a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que tem estado exposta naquela Igreja, desde que a transportou a pé, desde Fátima. De seguida, será feito um breve percurso a pé, até ao veleiro do Ricardo.

16:00 – Partida para o Brasil.

Em relação ao barco do Ricardo

Outubro 28, 2017

Em relação ao barco do Ricardo, os acertos finais estão a ser feitos. Por uma questão de Dignidade, não estão visíveis quaisquer mensagens de cariz comercial. Há apenas uma única mensagem: ‘Fé, Paz, Amor’. Está escrita nos dois lados do barco, em Português e em Inglês.

Ricardo chegou a Peniche

Outubro 21, 2017

Ricardo chegou a Peniche onde, na rotunda de Nossa Senhora da Boa Viagem, era aguardado por dezenas de pessoas, que fizeram questão de o saudar com muito afecto, incluindo o padre Diogo Correia, Prior de Peniche!

O grupo continuou a pé até à Igreja de São Pedro, onde a imagem de Nossa Senhora ficou exposta ao público e ali permanecerá, até à partida do Ricardo para o Brasil, no seu barco à vela.